Loading...

Categorias

Canal da Ilha

Qual microfone devo usar?

[cws_sc_dropcap]P[/cws_sc_dropcap]ara qualquer que seja quem está produzindo um conteúdo audiovisual, o som é um dos elementos principais na composição. E um áudio ruim, estourado, com ruídos pode comprometer o conteúdo. Muitas câmeras de gravação acompanham gravador de áudio embutido, mas não são de alta qualidade, e utilizá-los para gravação de áudio é correr um risco gigantesco de comprometer a qualidade do áudio. Por isso, para diversas necessidades existem microfones que podem se adequar melhor para ter um som de qualidade.

Tipos de captação

Direcional: capta o som em apenas uma direção. Costuma ser muito utilizado, pois capta apenas o seu foco e não os sons do ambiente. Microfones com o tipo de captação direcional podem ser cardioides (não apresentam captação traseira), supercardioides (pequena captação traseira) e hipercardioides (captação traseira um pouco elevada).

Bidirecional: capta o som na frente e atrás do microfone.

Omnidirecional: possui a mesma captação em todas as direções.

Tipos de Microfone:

Lapela:
– Indicado para ambientes externos
– Baixo valor de custo.
– Versões com ou sem fio.

Já reparou um pequeno microfone discreto preso na roupa de apresentadores de TV? Pois então, este é o famoso lapela, é o melhor tipo de microfone para gravar vídeos em ambientes externos, entrevistas ou até outras oportunidades onde possa haver muito ruído. Pois, estando próximo à boca do comunicador, o microfone capta apenas a voz e não o som ambiente.

Microfone direcional (shotgun)
-Mais utilizado em produções profissionais.
-Opções com maior qualidade a partir de R$300
-Dependem de acessórios e auxílio de outras pessoas para manuseio.
– Alta qualidade.

Esse modelo é o mais utilizado em produções profissionais.

Eles possuem mais direcionamento, captando somente o som  da direção em que é apontado e. Para utilizar o shotgun basta ser posicionado bem acima do indivíduo e sua ponta deve ser direcionada para a origem do som.
A pesar de ter muita qualidade envolvida. O Shotgun necessita de acessórios e auxílio para utilizar, como uma vara de boom e uma pessoa para manipular.

O Rode VideoMic GO é uma boa opção.

Gravador:
– Opções mais profissionais a partir de R$ 500
– Portátil
– Grande versatilidade

Uma boa opção para quem deseja gravar, é o gravador portátil. Algumas versões possuem microfones reguláveis, entrada para cartão e até interface USB. É necessário pesquisar muito bem, pois ainda que tenha versões de baixo custo benefício, nem todos podem oferecer uma ótima qualidade de gravação.

O Gravador Zoom H1 é uma boa opção, e com um ótimo custo benefício.

Dicas para melhorar o áudio
Preparamos algumas dicas para que você possa aprimorar sua captação de áudio. Bora lá?

Posicionamento do microfone:

Uma coisa muito importante que deve-se considerar no momento da gravação é a posição do microfone. Como vimos acima, alguns modelos de microfones captam áudios direcionais. Portanto quando estiver utilizando um deles, direcione-o para o emissor do som que você deseja captar, e assim você conseguirá captar o som de melhor qualidade.

Ajustes no volume:

Durante a gravação, esteja sempre atento para as variações de volume que ocorrem no ambiente com o objetivo de ajustar o volume do microfone.
Por exemplo, caso você esteja gravando um conteúdo e percebeu que seu tom de voz está um pouco mais alto, pause a gravação e ajuste volume, e dessa forma você garantirá que o público não seja surpreendido com a elevação do volume.

Bata Palma:


A palma é um elemento muito importante de sincronização, ao iniciar a gravação faça a contagem e bata uma palma bem forte, imitando o que se faz com a claquete no cinema.

Essa atitude é muito importante, pois irá permitir que você identifique exatamente aonde começa o áudio que realmente importa, facilitando a sincronização do áudio e vídeo no programa de edição.

Faça Testes:


Para  garantir que vamos ter um áudio de qualidade, precisamos realizar testes antes de iniciar as gravações oficiais. Testes de áudio podem prevenir ruídos, mau contato, até mesmo para saber se o microfone está realmente funcionando. Tudo isso para garantir a qualidade da sua gravação.

Um áudio bem gravado não precisa de grandes processos de edição, e nem uma ótima edição é capaz de salvar um áudio de péssima qualidade. Portanto, o microfone é essencial para garantir a qualidade do seu áudio, assim como a sua regulagem.

Gostou? Está com dúvidas? Deixe sua pergunta nos comentários que nossa equipe está disposta para atendê-los.

Post a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *