Loading...

Categorias

Canal da Ilha

MOVIMENTOS DE CÂMERAS

[cws_sc_dropcap]H[/cws_sc_dropcap]

oje em dia nos sets de gravação o que mais pode se movimentar é a câmera, sendo presa a uma cabeça remota na ponta de uma grua, executando movimentos por computador com alta precisão.

Nem sempre foi assim, o cinema nasceu a partir do teatro. O público ficava sentado e assistia ao show, vendo tudo passar pela sua frente, eram os atore ou os objetos, como carro, trens que se movimentavam, não a câmera. Naquela época pensava-se que movimentar a câmera iria confundir o público em relação a cena.

Até mesmo nos primeiros filmes a câmera não se movia, produzindo a mesma sensação de uma pessoa sentada em um local na plateia de um teatro. Depois de muito tempo, de muitos conceitos quebrados e com a chegada da tecnologia, diversos movimentos começaram a ser criados e utilizados em grandes filmes de sucessos.

Confira alguns deles:

PAN (PANORÂMICA OU PANNING)

Movimento feito com a câmera horizontalmente, em velocidade lenta, de um lado para o outro. Para você conseguir realizar esse movimento a câmera deve estar segurada pelas mãos ou fixada em um tripé.

TILT

Movimento realizado com a câmera verticalmente, em velocidade lenta, de cima para baixo ou vice-versa, apresentando algo de cima para baixo do ponto de vista do público. Para você conseguir realizar esse movimento a câmera deve estar segurada pelas mãos ou fixada em um tripé.

WHIP PAN (SWISH PAN)

Movimento realizado com a câmera no mesmo movimento que a pan, mas com velocidade mais rápida. A câmera estará enquadrando uma pessoa ou um objeto, passando rapidamente para a esquerda ou direita. Deixando nesse momento a imagem borrada, fazendo com que não seja possível distinguir pessoas e objetos durante o trajeto da câmera. Esse movimento é utilizado para indicar passagem de tempo ou mudança de local.

Veja um pouco mais do nosso trabalho:
https://www.youtube.com/watch?v=-659ol42MkA&t=12s 

Post a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *