Loading...

Categorias

Canal da Ilha

Softwares para edição de vídeos

[cws_sc_dropcap]A[/cws_sc_dropcap]

estética visual e a qualidade são extremamente importantes em um vídeo. Por mais que um vídeo tenha ficado bom, ainda é necessário fazer alguns ajustes, como correção de áudio, de cor e iluminação; ou até mesmo inserir recursos, como efeitos, transições, filtros e textos; para deixar o produto final mais atrativo e com mais qualidade. E através da edição de vídeo é possível reparar erros e criar inúmeros recursos.
Existem diversos tipos de editores que funcionam em vários sistemas operacionais (Windows, iOS) e que possuem níveis de complexidade distintos, atendendo as necessidades de cada editor.

Softwares básicos

Para quem está iniciando ou deseja fazer algo que não exija muitos recursos, há programas como:

·         iMovie

É uma ferramenta simples, onde é possível fazer cortes, inserir áudios, textos, efeitos e transições básicos. Também é possível criar projetos com resolução de até 4K. Possui limitações quanto aos formatos de vídeo importados e exportados e é exclusivo do sistema iOS.

·         Movavi

É simples e intuitivo, mas oferece recursos de edição e aperfeiçoamento de vídeo mais avançados, como vários recursos para correção de cor, efeitos mais complexos, etc. Gratuito apenas por um período de teste e é disponível para Windows e MAC.

·         Openshot

É um programa fácil de usar e intuitivo permitindo que o editor faça cortes, adicione efeitos simples e insira fotos e música. Tem versões para Windows, iOS e Linux.

Softwares intermediários

Quem precisa de recursos e ajustes um pouco mais avançados ou já tem mais familiaridadecom edição, aqui vão alguns programas mais completos:

·         Camtasia

Um dos mais populares entre os produtores, é uma plataforma muito eficaz para quem produz conteúdos educativos, como videoaulas e tutoriais. Oferece bastante opções de edição, tendo como atrativo principal a captura de tela. Funciona em Windows e iOS. É gratuito somente por tempo determinado.

·         Pinnacle Studio

É um software bastante completo que oferece diversos recursos de forma rápida e intuitiva. Há também vários modelos de vídeos pré-configurados que podem auxiliar quem não possui muito conhecimento em edição. Tem uma interface mais básica do que programas profissionais, apesar de possuir muitas ferramentas. Permanece gratuito durante 15 dias e tem algumas ferramentas bloqueadas na versão teste.

Softwares profissionais

Muitas vezes, o editor precisa utilizar recursos e técnicas mais complexos que não podem ser encontrados em softwares de edição mais comuns. Por isso, quem já atingiu um nível profissional e conhecimento avançado, é ideal investir em programas profissionais que atendam todas as demandas do editor.

·         Adobe Premiere

Oferece muitas ferramentas para edição e é conhecido por ser robusto e bem completo. Inicialmente, ele pode ser complicado de usar, mas o editor vai se acostumando conforme utiliza o programa. É disponível tanto para iOS quanto para Windows e pode ser usado gratuitamente por 30 dias.

·         Final Cut

Apesar de estar no mesmo nível técnico do Premiere, sua interface é mais intuitiva e simples. Conta com muitas ferramentas para deixar os vídeos profissionais. Apresenta efeitos e gráficos em tempo real, além de ser possível editar vídeos em modo offline. Usado em grandes produções, é exclusivo para MAC e necessita comprar uma licença depois de 30 dias de uso.

·         Avid

Utilizado por grandes emissoras e por produções cinematográficas, é um software bem completo com recursos avançados. Além das ferramentas de vídeo, oferece também ajustes de som.  Pode ser usado em iOS e Windows gratuitamente durante 30 dias.

·         DaVinci Resolve

Criado inicialmente para tratamento de cores em imagens, hoje se tornou um programa de edição de vídeos completo, sendo utilizado por programas de TV e produções de filmes. Apresenta opções avançadas para correção de cor, áudio e outras funcionalidades de edição de vídeos. É fácil transferir projetos já começados em outros programas para corrigir cores no DaVinci. Funciona em Windows e iOS.

Quer conhecer mais o nosso trabalho? Então acesse nosso perfil no Facebook:

https://pt-br.facebook.com/canaldailha/

Post a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *