Loading...

Categorias

Canal da Ilha

Video Mapping

[cws_sc_dropcap]T[/cws_sc_dropcap]ambém conhecido como projeção mapeada, o vídeo mapping nada mais é que uma projeção de vídeos ou imagens em qualquer tipo de superfície (regulares ou irregulares), ambiente (abertos, fechados), objeto e estrutura, gerando um movimento 3D. A técnica pode transformar qualquer superfície numa tela de projeção, como solo, cobertura, monumentos ou até indivíduos.

Com a criação do video mapping, não é mais necessária uma superfície lisa para evitar distorção, já que é um método que destaca, desconstrói e redefine o contexto do local onde está sendo projetado, permitindo que a imagem se encaixe perfeitamente na superfície.

A primeira projeção em superfícies irregulares ocorreu em 1969 na Mansão Assombrada, na Disney, onde uma música era interpretada por cinco cantores projetados em bustos. Isto foi feito por meio de filmagem dos rostos dos cantores que, posteriormente, foram projetados nestes bustos.

A técnica ganhou mais notoriedade quando os VJ’s (Virtual Jokers), que animavam as pistas de festas eletrônicas juntamente com os DJ’s, começaram a utilizá-la, projetando imagens em sincronia com a música. E com isso, o vídeo mapping se tornou presença marcante em grandes eventos, seja para lançamento de um produto, inauguração ou até mesmo uma atração de entretenimento.

Se a técnica fosse realizada manualmente, qualquer alteração mínima da posição do projetor ou da superfície projetada, exigiria ajuste das imagens ou vídeos. Portanto, o método é realizado com softwares específicos de video mapping que aplicam essas modificações em tempo real, ou seja, o programa interage com o projetor e faz a adaptação das imagens à superfície, reconstruindo o espaço real e fazendo uma réplica deste espaço através de uma modelagem 3D. Madmapper, Pandoras Box e Resolume são alguns dos programas mais populares.

A estrutura do video mapping é tão complexa que pode exigir o envolvimento de fotógrafos, arquitetos, engenheiros e diretores de arte.

É importante que o local de projeção seja estudado antes de criar o conteúdo. A luz e a perspectiva são fundamentais para garantir uma boa qualidade de imagem na projeção, pois são elementos que determinam texturas, formas e cores.

Para conhecer um pouco mais do nosso trabalho, acesse nosso perfil no Facebook:

 https://pt-br.facebook.com/canaldailha/

Post a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *