Loading...

Categorias

Canal da Ilha

O que é Audiovisual?

Quem faz maratona de uma série ou assiste a um filme no cinema, muitas vezes, não imagina a complexidade e o trabalho minucioso que envolve a produção. Porém, existe uma área da comunicação responsável pela formação de profissionais preparados para construir a narrativa de um produto e por desempenhar as infindáveis funções que compõem o processo de produção na TV ou cinema: o audiovisual.

Audiovisual nada mais é do que uma forma de comunicação que utiliza de maneira conjunta componentes visuais (imagens, desenhos, signos, gráficos, etc.) e sonoros (voz, ruído, música, etc.), ou seja, transmite uma mensagem ao público através da junção destes elementos.

Nos créditos finais de um filme, por exemplo, qualquer um dos profissionais ali citados possuem relação com a imagem e o som do filme: roteirista, diretor, ajudante de direção, operador de câmera, técnico de som, técnico de efeitos especiais, figurinista, entre tantos outros.

Um profissional de audiovisual adquire competências para criar projetos, coordenar, dirigir, produzir, roteirizar, editar imagens ou som, cuidar da fotografia (definindo iluminação e ângulos) e até mesmo operar os aparelhos usados na produção.

Deste modo, o setor audiovisual é tão amplo que um profissional deste ramo pode dedicar-se ao mundo do cinema, televisão, publicidade, produção de vídeos, fotografia, internet, Youtube, jogos, rádio, gravação de música, organização de eventos, etc.

Nos últimos anos, o mercado audiovisual no Brasil tem crescido constantemente. De acordo com a ANCINE, Agência Nacional do Cinema, em 2017 teve um aumento de 10% em relação ao ano anterior, tendo um faturamento de 55,4 bilhões.

Um outro estudo divulgado pela ANCINE revelou que há “mais de 26 mil postos de trabalho no país, com 61% dos empregos da região Sudeste, 14% no Nordeste, 12% na região Sul e 6% no Norte”.

A média salarial varia em empresas de pequeno e grande porte. Mas para ter uma ideia dos salários dos profissionais de audiovisual, é indicado consultar o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual de cada estado.

Por ser uma área dinâmica que está em constante transformação, o mercado audiovisual tende a se expandir cada vez mais.

Conheça um pouco mais do nosso trabalho:

https://pt-br.facebook.com/canaldailha/

Post a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *