Loading...

Categorias

Canal da Ilha

Gêneros Cinematográficos

As produções cinematográficas são divididas em gêneros, que obedecem a uma categorização comercial. Um filme geralmente se enquadra em mais de um gênero, tornando-os flexíveis.

Na era dos estúdios de Hollywood, a produção de filmes ocorria num ritmo muito acelerado. Portanto, precisava-se de algo para facilitar a produção e comercialização de títulos e algo que auxiliasse os roteiristas a escreverem. Deste modo, começaram a categorizar os filmes; surgindo, assim, o conceito de gêneros.

Vamos conhecer os principais gêneros cinematográficos na lista abaixo:

  • Ação

São filmes que narram histórias de personagens do bem contra antagonistas do mal, que resolvem suas disputas utilizando força física. Geralmente, estas produções abusam de efeitos especiais. Envolvem histórias de crimes, westerns, guerras, policiais, ficção científica, etc.

  • Animação

Os filmes de animação são aqueles em que cada fotograma é produzido individualmente, podendo ser feto por meio de computação gráfica ou manualmente. Quando os fotogramas são juntados e passados a uma velocidade alta, há uma ilusão de movimento contínuo. Assim, o gênero de animação corresponde a filmes que são produzidos a partir desse processo.

  • Aventura

Inventado na Itália como forma de exaltar o passado histórico do país, é um gênero que aborda histórias heróicas de combates e aventuras.

  • Comédia

É um gênero que recorre ao humor. Uma das principais características é o engano. A comédia é uma diversão intensamente pessoal, já que é difícil analisar o que faz alguém rir ou não.

  • Documentário

Se caracteriza pelo compromisso em retratar a realidade. Porém, esta representação da realidade é subjetiva e parcial.

  • Fantasia

Utiliza a magia e poderes sobrenaturais como elemento principal da narrativa. Embora tenha alguns aspectos em comum com ficção científica e terror, se diferencia pelo tom da história e pelos temas.

  • Faroeste (Western)

É um gênero clássico do cinema norte-americano. O termo “Western” significa “ocidental” e faz referência a fronteira do Oeste norte-americano durante a colonização. Desta forma, filmes de western são histórias que representam acontecimentos desta época e região.

  • Ficção Científica

Envolve filmes que retratam o impacto da ciência sobre a sociedade. O conhecimento científico progride cada vez mais, permitindo que se construa uma quantidade gigantesca de temas para os filmes de ficção científica.

  • Guerra

É um gênero muito utilizado como propaganda dos governos dos países, que buscam retratar conflitos anuais ou históricos como forma de enaltecer o país. Apesar disso, existem filmes desse gênero que fazem reflexões e críticas sobre a guerra de modo geral.

  • Musical

A narrativa deste tipo de filme é contada através de músicas, canções e coreografias.

  • Romance

Filmes de romance são estruturados em torno do envolvimento amoroso entre os personagens. Costumam tratar sobre amor verdadeiro e ter um final feliz, embora isto não seja regra.

  • Suspense

É um gênero que busca provocar no público um sentimento de apreensão ou ansiedade diante de determinadas situações. O suspense é uma combinação da incerteza (antecipação) com a obscuridade do futuro.

  • Terror

O medo é a fonte dos filmes de terror. Está intimamente ligado à ficção científica e fantástica.

  • Tragédia e Drama

É caracterizado pelo conflito entre um personagem e alguma oposição com poder maior, como a lei, destino, sociedade, etc. O drama tem um tom menos pesado que a tragédia, podendo misturar o cômico com o trágico.

Conheça mais do nosso trabalho visitando o canal no Youtube:

https://www.youtube.com/channel/UCIHsVi907KDektcBnT9bWKw

Post a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *