Loading...

Categorias

Canal da Ilha

Realidade Virtual

Realidade Virtual é uma tecnologia que cria ambientes virtuais realistas a partir de um sistema computacional, proporcionando aos usuários uma sensação de que aquilo é praticamente parte do real. Projeta a realidade no ambiente virtual em tempo real, utilizando imagens 360°, efeitos visuais, sonoros e táteis, permitindo a imersão no cenário simulado.

Para mergulhar no universo virtual, é necessário utilizar óculos especiais e headsets que vedam os olhos e as orelhas de enxergarem o mundo real e ouvirem sons externos.

O termo Realidade Virtual foi usado pela primeira vez em 1938, no livro “Le Théâtre et son double”, de Antonin Artaud. No livro, o autor sugere um teatro onde “a ilusão natural de personagens e objetos criavam uma realidade virtual”.

Mesmo sem existir o termo, já haviam alguns experimentos na área, como os óculos estereoscópicos com cartões em 3D de pontos turísticos que existiam desde 1920. Os óculos VR são descendentes destes.

Em 1939, foi criado o “View-Master”, um dispositivo que servia para ver slides em um disco. O aparelho fez tanto sucesso na época que a Google e a Mattel anunciaram uma nova versão.

A Realidade Virtual funciona com a criação da ilusão de profundidade por meio da estereoscopia. Para isso, duas imagens diferentes são geradas, uma para cada olho. A interpretação do cérebro dá a sensação de que ambas as imagens são uma só.

Os óculos VR se destacam por interagir em sincronia com o movimento da cabeça do usuário, isto é, a imagem gerada não permanece estática; ela acompanha a movimentação do usuário.

A tecnologia é comumente associada ao entretenimento, mas também pode ser empregada em outras áreas. O exército norte-americano, desde de 1970, faz exercícios de treinamento em muitos ambientes simulados por realidade virtual. Além disso, também pode ser aplicada a simuladores de aviões, projetos arquitetônicos, medicina e etc.

A Realidade Virtual se divide em dois tipos que variam de acordo com o nível de interação e conectividade com o indivíduo: a Tele Operação, que é baseada na distância; e a Tele Presença, que é o agrupamento em um único ambiente virtual por vários usuários.

Os sistemas de Realidade Virtual podem ser baseados em Simulação, Aumentada, Mesa ou Projeção.

Para conhecer mais do nosso trabalho, acesse nosso canal no Youtube:

https://www.youtube.com/channel/UCIHsVi907KDektcBnT9bWKw

Créditos capa: Realidade Virtual Vetores por Vecteezy

Post a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *