Loading...

Categorias

Canal da Ilha

Easter Eggs

O termo em inglês “Easter Egg” significa ovo de Páscoa, mas na cultura pop/geek este termo possui um outro significado. Easter Egg diz respeito a referências, detalhes, segredos e homenagens que ficam escondidos em filmes, séries, programas, jogos ou até mesmo páginas na internet.

O conceito da palavra surgiu na tradição da páscoa dos Estados Unidos, em que os pais escondiam os ovos de chocolate e as crianças tinham que ir procurá-los.

A partir disso, começaram a introduzir elementos surpresas que ficam ocultos nas obras da cultura pop e chamá-los de Easter Eggs, já que a graça está em justamente procurar e descobrir estas surpresinhas.

Por exemplo, em Star Wars: Episódio II – Ataque dos Clones (2002), no momento de uma reunião do Senado, surge algumas criaturas idênticas ao E.T., fazendo uma clara referência ao filme E.T. – O Extraterrestre (1982).

Nos filmes da Disney, existem centenas de Easter Eggs que fazem referências a outros filmes da produtora. Só para citar alguns exemplos, o personagem Swen sai do mundo congelante de Frozen (2013) e faz uma rápida aparição em Moana: um Mar de Aventuras (2016). Já em Hércules (1997), o Scar, de O Rei Leão, se transforma em um tapete; destino que já havia sido previsto pelo personagem Zazu no filme O Rei Leão (1994).

Os Easter Eggs não ficam de fora da cultura oriental: os animes também entraram nessa brincadeira. No episódio 4 de Kill la Kill, é possível ver rapidamente a dupla Vincent e Jules, de Pulp Fiction (1994), em versão anime. Já Tengen Toppa Gureren Lagan introduz o Lula Molusco, de Bob Esponja, em uma cena de alguns segundos.

No mundo dos games, podemos encontrar o balão vermelho do palhaço assustador de It: A Coisa (2017) na tubulação de esgoto de Far Cry 5 (2018). E em Batman: Arkham Asylum (2009) também tem uma surpresa tão bem escondida que nem os fãs conseguiram encontrar; a própria desenvolvedora do jogo teve que revelar o Easter Egg: uma sala escondida revelava os planos para a sequência do jogo, intitulado Batman: Arkham City (2011).

Até mesmo a Google inclui muitos Easter Eggs no seu site de busca. Se o usuário digitar “do a barrel roll” na barra de pesquisa, a tela dá um giro de 360°. É possível encontrar mais um Easter Egg ao digitar “Google Gravity” e clicar em “Estou com sorte”. Logo em seguida, os elementos da página começam a desmoronar, fazendo uma brincadeira com a força da gravidade.

Estes foram somente alguns exemplos dos milhares que podemos encontrar em filmes, games e séries.

Para conhecer um pouco mais do nosso trabalho, acesse nosso perfil no Instagram: https://www.instagram.com/canaldailha/

Créditos imagem capa: Padrão vetor criado por freepik – br.freepik.com

Post a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *