Loading...

Categorias

Canal da Ilha

O Que é Radiodifusão?

Anteriormente chamado de telegrafia sem fio, a radiodifusão é a transmissão de sons em forma de ondas de radiofrequência que se propagam eletromagneticamente no espaço.

Uma estação de radiodifusão é formada por válvulas e transistores; circuitos modeladores de onda (AM/FM) e osciladores (produtores de onda); amplificadores, que controlam a intensidade; antenas gerais ou direcionais e linhas de transmissão. Além disso, a estação ainda possui um estúdio à prova de som, um misturador para harmonizar saídas e sala de controle para transmissão em cadeia.

O espectro de radiofrequência é dividido em faixas, tais como: frequência muito baixa (VLF), baixa (LF), média (MF), alta (HF), muito alta (VHF), ultra alta (UHF) e super alta (SHF). O espectro foi alocado não somente para fins de radiodifusão, mas também para ajudar na navegação aérea, comunicação telefônica, radares e satélites artificiais. Cada emissora de rádio opera em frequências diferentes para evitar a interferência.

A onda média é a mais usada no mundo para a radiodifusão pelas emissoras nacionais e regionais. Mais usadas no continente Europeu, as ondas longas atingem uma distância maior que as ondas médias, permitindo que somente uma emissora de grande potência cubra todo o território de um país. Já as ondas curtas, denominadas de faixas de alta frequência, podem atingir de 1 mil a 20 mil quilômetros de distância.

A modulação é o processo em que se modifica o sinal radioelétrico antes de ser irradiado para transmitir uma mensagem. Pode ser de amplitude (AM) ou frequência (FM). No modo AM, a amplitude ou a intensidade do sinal varia de acordo com o volume sonoro. No modo FM, o sinal radioelétrico varia em função do volume sonoro e exige um aparelho receptor mais aperfeiçoado. Os sinais FM têm um alcance mais limitado se comparado com o AM, mas, mesmo assim, possuem uma recepção muito mais nítida, já que são menos afetados pela estática.

A radiodifusão não foi uma descoberta, mas o desdobramento da aplicação da radioeletricidade. Assim, muitos cientistas e técnicos de vários países contribuíram com seus estudos sobre eletromagnetismo a partir do século XIX. Nessa época, já existiam dois dispositivos de comunicação a longa distância, o telégrafo e o telefone, que transmitiam sinais por meio e fios. E com a invenção do rádio, que transmitia suas mensagens através do ar, revolucionou as comunicações.

Conheça mais do nosso trabalho em:

https://www.youtube.com/user/canaldailha

Créditos imagem capa: Radiodifusão Vetores por Vecteezy

Post a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *