Loading...

Categorias

Canal da Ilha

A Tendência dos Podcasts

O mercado do áudio vem se tornando uma tendência que tem crescido até 24% ao ano. Sendo assim, neste mercado se enquadra um formato que surgiu há mais de quinze anos, porém, nos últimos anos, vem se sustentando cada vez mais e ganhando mais espaço entre as pessoas: o podcast.

O podcast é uma mídia de áudio para compartilhamento de debates, entrevistas, documentários, reportagens, contos e histórias. Só em 2017, os Estados Unidos investiram mais de US$ 200 milhões em podcasts e a tendência é que esse número cresça ainda mais.

O interesse pelo conteúdo em áudio vem de encontro a estudos recentes sobre publicidade que afirmam que mais de 60% dos anúncios de TV não são vistos, mas sim ouvidos.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Podcasters, os ouvintes de podcast consomem, em média, duas horas de áudio por semana. Os dados da pesquisa ainda revelaram que mais de 60% dos entrevistados dão atenção a anúncios quando eles têm o tema do episódio e que cerca de 40% deles já compraram um produto ou serviço anunciado no podcast.

Dos ouvintes de podcast, 77% deles preferem o formato justamente pela possibilidade de fazer outras coisas enquanto escutam. Outro dado importante é que quase 40% do público ouve podcast há mais de cinco anos e a grande maioria, que totaliza 90%, ouve por meio de celular.

Mais de 50% ouvem todos os dias, sendo 40% no período entre às 18h e às 19h. Em média, 90% escolhem o podcast pelo conteúdo e ouvem o episódio todo. Cabe ressaltar também que quase 90% ouvem para se entreter e cerca de 80% para adquirir conhecimentos sobre coisas novas. E outro dado interessante é que 63% dos que consomem podcast não são ouvintes de rádio.

Atualmente, o consumo desse formato está mais simplificado graças a aplicativos como Spotify e Deezer, que disponibilizam áreas exclusivas para os podcasts em suas plataformas, aumentando o alcance das pessoas e a audiência. E grandes empresas como Amazon, Disney e The New York Times também entraram nessa tendência que ainda não é protagonista, mas está prestes a tomar a cena muito em breve.

Para conhecer mais do nosso trabalho, acesse nosso perfil no Facebook:

https://pt-br.facebook.com/canaldailha/

Créditos imagem capa: Podcast Vetores por Vecteezy Podcast Vetores por Vecteezy

Post a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *