Loading...

Categorias

Canal da Ilha

Tendência Polaroid

Em 1974, incentivado pela pergunta de sua filha sobre o porque ela não podia ver as fotos na hora, Edwin Robert Land lançou comercialmente um modelo de polaroid, o Land Model 95, que revelava fotos instantaneamente. Esse modelo se tornou muito famoso por criar um elo entre a fotografia analógica e digital, além de perdurar por muitos anos no ramo da fotografia.

Atualmente, mesmo com uma longa ascensão da tecnologia, câmeras com resolução 4K, softwares de edição e toda a trajetória pela busca de fotos extremamente nítidas e perfeitas, uma onda vintage traz para a atualidade as fotos estilo Polaroids e também a fotografia em filme. Apesar da época totalmente digital, onde a revelação de fotos se tornou ultrapassada, essa tendência traz de volta o apreço por guardar lembranças físicas. 

Inúmeros aplicativos estão disponíveis para smartphone que replicam os efeitos produzidos pela câmera, além de sites que revelam fotos na moldura polaroid e também, para saciar o desejo das fotos instantâneas, a queridinha do mercado brasileiro: Fujifilm Instax Mini, uma câmera que possui o mesmo sistema de fotos instantâneas da Polaroid e também é preciso comprar o papel fotográfico.

Em Nova York, existe a loja oficial da Polaroid – Polaroid Pop Up Lab, onde prezam pela experiência do cliente, celebrando a fotografia analógica em tempos digitais. É possível testar as câmeras, imprimir fotos Polaroids direto do smartphone e participar de oficinas onde além de desmontar as câmeras, também é possível fazer um passeio local para viver a experiência de fotografar com a mesma.

O estilo Polaroid se tornou tão viral que atualmente podem ser encontrados até como elementos de decoração, seja em murais de fotos ou para personalizar alguma área interna. Para os amantes da fotografia, câmeras instantâneas são um excelente investimento levando em consideração toda a história por trás da criação do equipamento e a experiência de fotografar com filme, que geram resultados autênticos, o charme responsável por trazer de volta a tendência fotográfica.

Post a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *