Loading...

Categorias

Canal da Ilha

O que é Storytelling?

Você sabe o que é Storytelling? Para que serve e o seu significado? Storytelling é  uma palavra em inglês e tem em seu significado contar histórias ou narrativas.

Tal narrativa dentro da área da comunicação tem a habilidade de contar sua história através de recursos audiovisuais, como imagens, vídeos, músicas e ilustrações, sendo personalizado de acordo com cada público ou temática.

Não é de hoje que o storytelling existe, desde muito tempo atrás a humanidade tem contato com esse formato de contar histórias, afinal as pinturas rupestres tinham em sua intenção uma narrativa da rotina dos seres que por ali passaram.

Essa modalidade tem sido muito utilizada nos vídeos institucionais e propagandas comerciais, deixando a parte audiovisual ainda mais dinâmica e explicativa. Vamos adentrar um pouco mais afundo nesse assunto para vocês entenderem ainda melhor.

O storytelling prende a atenção do receptor pois apresenta uma história que ele se interessa. Quando abordado assuntos que as pessoas observam em sua rotina o interesse é ainda maior, gerando uma conexão. O objetivo é exatamente esse interesse de vínculo emocional com o consumidor final.

Sabendo o significado da palavra e para o que serve, que tal agora entender como montar um storytelling de qualidade, não é nenhum bicho de sete cabeças, mas requer atenção.

1º passo: você precisa ter seu público definido, para saber qual rumo deseja seguir na narrativa.

2º passo: após a escolha do público é necessário uma técnica narrativa que vá prender a atenção do consumidor final.

3º passo: conteúdo narrativo que dá a vida ao storytelling.

4º passo: último e mais importante na estruturação, fluidez. A consistência da história é primordial para o público não se perder em sua narrativa.

O mais legal do storytelling é ser criativo e pensar fora da caixa para trazer uma narrativa bacana para seu público. Para inspirar ainda mais a montagem da sua narrativa, vou deixar um vídeo realizado pelo Canal da Ilha que exemplifica bem, basta clicar aqui.

Segue a gente nas redes sociais facebook, instagram, youtube e linkedin. Imaginou a gente cria!

— por Joyce Lopes, Canal da Ilha

Post a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *