Loading...

Categorias

Canal da Ilha

O que é Briefing?

Aqui na produtora Canal da Ilha, todas as vezes que vamos desenvolver um trabalho audiovisual para um cliente coletamos algumas informações para montar o trabalho final. Essas informações são nomeadas de Briefing e é muito utilizada em profissões como Administração, Relações Públicas, Design e Publicidade e Propaganda.

Antes de iniciar um projeto a empresa coleta informações do cliente, tais dados são compilados e funcionam como um guia para a empresa que irá desenvolver o trabalho.

O briefing contém diversas informações como: 

  • dados sobre a empresa;
  • o mercado em que ela atua;
  • o público ao qual ela se direciona;
  • seus objetivos com o projeto;
  • qual o local principal que esse conteúdo será vinculado;

Assim, as equipes envolvidas terão um direcionamento mais claro para a realização dos seus trabalhos e planos de ação. E qual a importância de organizar a coleta desses dados? 

O briefing reúne em um só documento todas as informações mais relevantes para o desenvolvimento do projeto e o seu conteúdo pode ser segmentado por equipe. Aqui no Canal da Ilha, por exemplo, os times de planejamento, criação e mídia, saberão quais são as principais informações e como cumprir o seu papel para chegar ao resultado final através do briefing.

O que não pode faltar no seu briefing?

  • o nome da empresa com a qual você vai trabalhar para não se perder e misturar informações entre os clientes;
  • o problema que a empresa apresenta, caso ela tenha te procurado por um problema em específico;
  • o objetivo, o que ela quer alcançar, as expectativas em relação a sua prestação de serviço;

A história da empresa é uma informação muito importante também, para saber como você pode trabalhar com ela. Algumas empresas já possuem essa história estampada até mesmo na parede de sua instituição, elas podem te procurar para mudar esse histórico ou firmar ainda mais o seu legado.

Conseguiu visualizar a importância e o quão facilitador pode ser ter um briefing antes de iniciar um trabalho? Coloque em prática e depois comente seus resultados aqui. 

Quer acompanhar mais conteúdos como esse? Segue a gente nas redes facebookinstagramyoutube e linkedin.

— por Joyce Lopes, Canal da Ilha

Post a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *