Loading...

Categorias

Canal da Ilha

Entenda o que é mundo VUCA

Entenda o que é mundo VUCA

O conceito  ‘mundo vuca’ não é tão novo assim, mas atualmente está extremamente em alta, e mesmo que você ainda não tenha ouvido falar,  saiba que na prática ele influencia  seu dia a dia mais do que você possa imaginar.

A palavra VUCA surgiu de um acrônimo das palavras em inglês: Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity,  que em português significa Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade e sua  origem está no universo militar. Na década de 1990, o exército norte-americano começou a usar a sigla VUCA para descrever os cenários e contextos de guerra possíveis de serem enfrentados. Assim, era possível fazer planos de contingência para agir de acordo com cada situação.

No contexto global, nossa sociedade passou a encarar o que é o mundo VUCA por volta de 2010, e a ideia não é muito diferente daquela encontrada no contexto militar. Também nos negócios, é preciso lidar com um cenário altamente desafiador e as características deste novo mundo, diferente de tudo que já vimos, afeta diretamente nossas vidas e exige que estejamos preparados para lidar com ele.

Na sociologia, o teórico polonês Zygmunt Bauman descreveu, em 1992, essa nova realidade como a “modernidade líquida”. De acordo com a sua teoria, nós vivemos em uma sociedade em que nada é fixo. Tudo (tudo mesmo!) é passível de mudar o tempo todo — o que significa que nós devemos mudar junto.

Diante deste cenário a resiliência é uma característica que deve ser praticada por indivíduos e empresas. É preciso saber quando desistir de projetos, quando transformá-los em outra coisa e, por outro lado, quando insistir em uma ideia, apostando que ela vai dar retorno mais adiante.

O mundo VUCA é consequência de uma sociedade cheia de possibilidades devido a tecnologia e a globalização que alteram diariamente as relações e as experiências humanas, trazendo novas soluções para problemas antigos que, muitas vezes, já tinham produto ou serviço que resolvessem, mas que foram superados.

Conheça seus quatro principais conceitos:

  • Volatilidade: refere-se à velocidade das mudanças. Atualmente, as coisas podem mudar significativamente em alguns dias, talvez em minutos. Novas tecnologias são substituídas em poucos meses, por exemplo.
  • Incerteza: na medida em que o mundo é mais volátil, também se torna mais incerto. Isso significa que é quase impossível planejar os próximos 10 anos, difícil até mesmo projetar os próximos meses. Tudo pode mudar amanhã.
  • Complexidade: o mundo digital é bastante conectado. Isso é ótimo, mas também desafiador. Notícias na China refletem na agricultura brasileira e vice-versa. A maior conexão entre pessoas, recursos e dados torna tudo mais complexo.
  • Ambiguidade: todas as variáveis anteriores resultam em uma última: a ambiguidade. Significa que não há mais apenas o certo e o errado, mas caminhos que podem levar a inúmeros resultados diferentes. É preciso conhecê-los e agir.

Quer acompanhar mais conteúdos como esse? Segue a gente nas redes facebookinstagramyoutube e linkedin.

— Jornalista Suzana Julião, Canal da Ilha

Post a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *