Loading...

Categorias

Canal da Ilha

O poder do storytelling

A arte de contar uma boa história de forma criativa e envolvente,  que possa conectar a emoção do seu público alvo ao seu produto com uma narrativa que promova ação, seja ela de compra ou admiração por uma marca pode ser alcançada com storytelling, principalmente através de produção audiovisuais.

Mas e aí, o que é storytelling?

Basicamente podemos dizer que é uma técnica para contar uma história, bem parecido como quando seus pais te contavam uma historinha, passo a passo, que ia gerando emoção, expectativa e você guarda até hoje resquícios da narrativa de tanto que “marcou”, é aquela narrativa que gerou um vínculo emocional, ficou na lembrança.

Isso acontece porque nosso cérebro retém de uma forma melhor histórias do que dados e ao fazermos uma narrativa, partes do cérebro são ativadas, partes essas que são ligadas ao som, movimento, gosto e visão.  O que podem se tornar fatores que contribuiem emocionalmente para a decisão ou uma escolha. Isso da mesma forma que as pessoas se identificam com histórias de outros que compartilham da mesma dor ou problema, cria uma identificação.

O storytelling  é uma forma de humanizar um produto ou serviço, pois é capaz de criar um laço afetivo através da narrativa, uma aproximação de histórias entre empresa e consumidor. Estudos de psicologia mostram que há 20% mais chance de se lembrar de algo associado a uma história ou seja uma narrativa bem elaborada, inspira e incentiva o seu cliente a determinada ação.

Essa técnica é bastante utilizada por roteiristas, escritores e profissionais de marketing, mas para desenvolver um bom material de storytelling é preciso além de imaginação e criatividade, é preciso um envolvimento com o tema escolhido.  Somente com esse domínio dá para se arriscar  no campo das ideias com propriedade, pois é primordial que você tenha um grande número de informações  sobre o assunto,  que saiba pensar estética e linguisticamente, usar artifícios audiovisuais, saber articular e desenvolver-se bem com as palavras para despertar  criar uma boa narrativa que  consiga atrair a atenção do receptor, independente do enredo, se tornando uma história interessante.

Quer acompanhar mais conteúdos como esse? Segue a gente nas redes facebookinstagramyoutube e linkedin.

— Jornalista Suzana Julião, Canal da Ilha

Post a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *