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Golden Circle no pós pandemia

Se você nunca ouviu falar em  Golden Circle ou Círculo Dourado saiba que esse é um conceito criado por Simon Sinek, palestrante e autor diversos best-seller sobre motivação e empreendedorismo que por meio de uma abordagem visual, busca explicar o porquê de algumas pessoas ou empresas serem capazes de despertar inspiração, enquanto outros não. Ou seja, de forma prática, por que algumas empresas conseguem vender mais que os seus concorrentes, mesmo vendendo o mesmo produto?

O Golden Circle é formado por três círculos, um grande, um médio e um pequeno. O grande representa o “o que” e engloba os dois outros círculos. O médio representa o “como” e engloba o círculo menor, que representa o “por que”.

Golden Circle pode ser utilizado para criar uma comunicação mais eficiente entre a empresa e  seu público, sendo portanto, um grande aliado para as suas futuras campanhas de marketing.

Além disso, um outro aspecto abordado por Sinek, diz respeito a contratação de novos funcionários. Ele cita que se você contratar uma pessoa apenas pelo que ela pode fazer, ela estará trabalhando pelo seu dinheiro, no entanto, se você contratar alguém que acredita no que a sua empresa faz, ela vai trabalhar para você com todo o potencial que tem a oferecer.

Ainda não sabemos que o rumo o mundo tomará após a pandemia, mas empresas devem já repensar que tipo de novas atitudes precisarão ter nos seus processos e procedimentos, em como retomar as vendas rapidamente e até mesmo que outros valores serão necessários para esse novo momento.

E nesse momento o Golden Circle deverá entrar em ação, pois toda vez que um empreendedor desenvolve um produto ou um serviço, ele tem que responder ao famoso Golden Circle, de Simon Sinek: Por quê? Como? O que? Responder o “porquê?” é explicar a finalidade, o propósito, a existência, qual jornada seguir.

Na prática, para o pós pandemia isso é uma clara reflexão para entendermos se, hoje, os valores da sociedade e dos consumidores estão mudando ou se transformando, então as empresas devem também ter mudanças no modelo tradicional de suas entregas comerciais.

Com tantas mudanças de hábitos desde o começo da pandemia, o comportamento dos consumidores mudaram também, e as empresas tiveram que se adaptaram para acompanhar as tendências. Com o isolamento social, as compras online cresceram de forma expressiva, com a busca por produtos nas redes sociais, aplicativos e sites mais presentes. As pessoas estão preferindo a comodidade e a facilidade de comprar em casa, buscando até novas ferramentas como o WhatsApp para realizar suas compras.

Diante deste cenário o que poderá ser um dos grandes diferenciais de uma organização é uma comunicação transparente e que mostre que a empresa não visa somente os lucros, mas que se preocupa com o seu cliente e com todo contexto global.

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— Jornalista Suzana Julião, Canal da Ilha

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