Loading...

Categorias

Canal da Ilha

O poder do product placement

Para aqueles que não são muito familiarizados com os termos utilizados no marketing, o “product placement” numa tradução literal significa “colocação de produto”. Já no universo das estratégias de marketing ele diz respeito à inserção de produtos de forma natural dentro do contexto de um programa de TV, filme, série, etc.

De forma bem exemplificada podemos dizer que é quando a estrela da novela sai do banho e cuida da pele com um hidratante recém-lançado ou quando o galã está se arrumando para um encontro e capricha na produção com o uso de um perfume específico. Ou seja, é aquele marketing bem “sutil” porém óbvio, atualmente muito utilizado pelos influencers em suas redes sociais inclusive.

Além de garantir visibilidade, o grande benefício do product placement é usar exatamente o poder do entretenimento para atingir o consumidor em um momento em que não há resistência à mensagem, aproveitando, ainda, os atributos positivos de personagens e situações para a construção de marcas poderosas.

Não é à toa que as celebridades do instagram, que possuem milhares de seguidores, sejam tão procuradas para disseminar conteúdo de marcas famosas, pois não só pelo aumento nos lucros, o product placement também pode aumentar o reconhecimento da marca.

As estatísticas econômicas indicam, por exemplo, que as colocações de produtos em programas de tevê e novelas podem aumentar o reconhecimento da marca em até 20%, e a NextMedium afirma que esse número pode subir para 43% quando as veiculações são integradas em “programas emocionalmente envolventes”, pois uma associação positiva com um programa ou pessoa gera uma associação positiva com o produto correspondente.

E o ponto bem positivo dessa estratégia é que não são apenas as grandes empresas que podem utilizar o poder do product placement.  Os pequenos emprendedores podem não ter o capital suficiente para colocar seus produtos no próximo filme de sucesso ou na novela das nove, mas as redes sociais e varejistas locais também podem oferecer boas oportunidades para posicionar o seu produto ou marca.

Quer acompanhar mais conteúdos como esse? Segue a gente nas redes sociais: facebookinstagramyoutube e linkedin.

— Jornalista Suzana Julião, Canal da Ilha

Post a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *