Loading...

Categorias

Canal da Ilha

Dicas quentes de livros para quem curte produção audiovisual

A equipe do Canal da Ilha está sempre antenada aos temas relacionados à produção audiovisual e entre seus princípios está o de compartilhar informações desse mercado com aqueles que se interessam pelo tema.

Por isso, separamos dicas de 4 livros que consideramos interessantes e trazem conteúdo valioso aos que assim como nós são apaixonados pelos diferentes aspectos da produção audivisual.

Confira nossas sugestões:

  1. A linguagem secreta do cinema, de Jean-Claude Carrière

Neste livro, Jean-Claude Carrière apresenta o vocabulário do cinema, desde a câmera e os ângulos até a escolha dos atores e cenários e discute ainda a evolução da linguagem cinematográfica, a partir da sofisticação de seu público, que teve a percepção de tempo alterada por causa dos filmes.

  • Story, de Robert McKee

Diferente de outros livros sobre escrita de roteiros, Story é sobre forma, não fórmula. Empregando exemplos de mais de cem filmes, Mckee usa uma filosofia que vai além das rígidas regras para identificar os elementos mais elucidativos que distinguem estórias de qualidade das outras. Começando com definições básicas: O que é um beat? Uma cena? O clímax do ato? O clímax do filme? O autor desvenda os mistérios da estrutura padrão de três atos desmistifica estruturas incomuns como as de dois atos.

  • Como Ver Um Filme , Ana Maria Bahiana

Na obra, a autora prepara um repertório cheio de exemplos e histórias interessantes (O Poderoso Chefão, Cidadão Kane e Kill Bill são alguns dos clássicos usados aqui) que ensina o espectador a reconhecer e percorrer o mosaico e as pistas dadas pela sétima arte. Se você quer ter olhos mais treinados na hora de ver um filme, essa é a obra ideal para você.

  • História do Cinema, Mark Cousins

Para quem quer um panorama completo da história do cinema a obra de Mark Cousins é perfeita. Nela, será possível encontrar relatos explicativos que vão desde o cinema mudo, passando pelo início do cinema sonoro, até as grandes produções digitais atuais e é totalmente acessível para leigos.

Quer acompanhar mais conteúdos como esse? Segue a gente nas redes sociais: facebookinstagramyoutube e linkedin.

— Jornalista Suzana Julião, Canal da Ilha

Post a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *