Loading...

Categorias

Canal da Ilha

Conheça as diferentes funções dos profissionais de cinema

As diversas atividades que envolvem o ‘fazer cinema’ são bem complexas e são muitas as funções designadas aos profissionais desse ramo. É muito comum se falar em produtor, diretor, atores, pois são nomes e atividades relativamente comuns do grande público.

No entanto, no cinema existem algumas funções com nomes e atividades bem diferentes e curiosas como por exemplo o “best boy” que é o braço direito do “gaffer” ou do “grip”. 

Deu bug no cérebro aí? Então acompanhe abaixo uma relação de algumas dessas inusitadas funções que existem num set de filmagem e aumente seu conhecimento sobre o assunto:

Gaffer: É o chefe da parte elétrica e responsável por toda iluminação.

Maquinista ou  key grip:  Os Diferentes movimentos de câmera podem exigir, por exemplo, que o aparelho deslize sobre trilhos ou seja anexado a guindastes móveis e quem monta esses equipamentos é o maquinista-chefe, ou grip. Ele também é responsável por deixar a iluminação como o diretor de fotografia definiu.

Best boy: Esse é o segundo cargo de comando dentro da equipe do gaffer ou do grip. É um cargo de liderança e que exige bastante conhecimento técnico específico, pois é a pessoa responsável por questões delicadas e fundamentais para um estúdio de cinema funcionar.

Foley artist:  Responsável por criar efeitos sonoros na pós-produção.

Fotógrafo de still:  responsável por registrar os “stills” (ou seja, as fotos paradas) que servirão para a divulgação do filme. Seu material pode ser usado em pôsteres, jornais ou revistas.

Dolly Grip: Aquele que movimenta o carrinho ou a girafa de câmera (as plataformas com rodas que transportam a câmera e o operador da câmera).

Sonoplasta: Já na pós-produção, esse artista cria, artificialmente, os efeitos sonoros exigidos pela cena. Por exemplo: ele pode bater diferentes tipos de metais para criar o ruído de um acidente de acidente de automóvel. Hoje, porém, é muito comum a manipulação de arquivos digitais já prontos com esse tipo de som.

Animal wranglers:  São aqueles profissionais que organizam cavalos e outros animais.  Eles controlam, instruem e cuidam dos animais usados nas filmagens.

Child Wranglers: Responsáveis por gerenciar atores infantis em um set, treinando-os para atuar e mantendo-os entretidos e quietos quando não estão na cena que está sendo filmada.

Quer acompanhar mais conteúdos como esse? Segue a gente nas redes sociais: facebookinstagramyoutube e linkedin.

— Jornalista Suzana Julião, Canal da Ilha

Post a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *