Loading...

Categorias

Canal da Ilha

Os três principais segredos das lentes fotográficas

A lente fotográfica, também conhecida como objetiva, possui diversas variantes como de lentes fixas, lentes de zoom, grandes angulares e macros. Todo apaixonado pela fotografia pode desvendar seus segredos e tirar maior proveito de cada uma em seus trabalhos.

Na hora de comprar uma lente, há centenas de opções disponíveis. São lentes 18-55mm f/3.5, 50mm f/1.8, 200mm f/2.8 e por aí vai. Mas vale lembrar que existem, basicamente, duas formas de construir uma lente fotográfica: ela pode ser fixa ou ter diversas distâncias focais. As lentes fixas captam apenas um ângulo de visão, já que elas contam com apenas uma lente móvel, a lente do foco

Mas os três segredos que você deve dominar são os tipos de lentes. São eles que vão determinar o estilo mais apropriado de acordo com a cena que você pretende registrar, pois ter conhecimento sobre os tipos de lentes fará toda diferença no resultado final

Teleobjetivas

As lentes teleobjetivas são muito usadas no fotojornalismo. Tanto que elas costumam ser brancas para garantir a segurança dos fotojornalistas na cobertura de guerras. Assim, se evita que elas sejam confundidas com armas.  Para cobertura de jogos esportivos como futebol, por exemplo, essa apresenta bons trabalhos.

Lente média ou normal

Formada por um conjunto de até seis lentes, essa objetiva apresenta uma grande abertura do diafragma. Ela possui uma distância focal média de 50mm. Ela é chamada de normal porque é a lente que mais se aproxima do olho humano.  Vamos dizer que essa é “pau pra toda obra”.

Grande angular

A lente grande angular possui distância focal menor que 40mm. Assim, seu ângulo de visão é bem amplo, assim como a abertura do seu diafragma.  Sabe aquela foto que parece ser até meio “arredondada” que mostra quase todo o cenário? Então, é essa! Ela é ideal para fotografar ambientes pequenos e também permite destacar o primeiro plano, deixando o fundo bem desfocado. Esse efeito, conhecido como efeito bokeh, é muito apreciado na fotografia profissional.

Post a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *