Loading...

Categorias

Canal da Ilha

Audiodescrição é mais que inclusão social

A audiodescrição é um recurso de acessibilidade comunicacional com uma narração que descreve o que está acontecendo na tela, sendo essencial para que pessoas com deficiência visual tenham acesso a vídeos de filmes, séries, documentários e até mesmo shows. O recurso consiste na tradução de imagens em palavras.

A narração pode variar para cada tipo de trabalho, mas de modo geral descreve cenários, expressões faciais, ações físicas, mudanças de cena e figurinos.

Além disso, pode ser ampliado para o entendimento de autistas, idosos, disléxicos, pessoas com deficiência intelectual, déficit de atenção, entre outros.

Como é feita? Por diversas etapas e sempre é realizada em equipe. A primeira etapa consiste em elaborar o roteiro em que são incluídas descrições sucintas dos elementos visuais principais do objeto ou evento que será audiodescrito. Para preparar o roteiro, há necessidade de capacitação em parâmetros específicos do recurso, além de participar de cursos, oficinas e muito treinamento na área com audiodescritores que tenham conhecimento teórico e técnico na área

Atualidade: No entanto no Brasil, mesmo com o decreto da obrigatoriedade de, no mínimo, duas horas semanais de conteúdo audiodescrito nas emissoras de sinal aberto, a medida ainda não é o bastante para a real inclusão dos deficientes visuais à sociedade e inclusive o Plano de Diretrizes e Metas para o Audiovisual, da Ancine, estabelece várias metas e indicadores, envolvendo toda a cadeia produtiva do audiovisual e relacionadas à acessibilidade, em especial à audiodescrição e ao closed caption.

Acessibilidade audivisual: Uma alternativa para quem quer ajudar a acessibilizar conteúdos, é ser voluntário na ferramenta YouDescribe que permite o envio de gravações de audiodescrição para vídeos publicados no YouTube – podem ser feitos de qualquer lugar e com a sua própria voz.  Como a maioria dos vídeos são em inglês, você pode adicionar o vídeo que deseja na opção “Wish List” – Lista de Desejos.

Post a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *