Blog Canal da Ilha

Pod da Ilha, Redes Sociais

Influenciador bauruense: Pod da Ilha recebe Luccas Vuitton

No segundo episódio do Pod da Ilha nosso anfitrião recebeu Lucas Dias Vasquez, mais conhecido como Luccas Vuitton. O “influenciador de baixa renda”, como se autodenomina, é muito conhecido pela região e está presente nas redes sociais desde 2012. No entanto, foi só em 2020, com o início da pandemia, que a internet passou a ter um papel central para o bauruense.

No início, produzir conteúdo para a internet não passava de um hobbie, tanto que o próprio influenciador afirma que se “moldava muito”, com os objetivos de se encaixar nos padrões. Além disso, precisava conciliar suas gravações com os empregos formais. Pela manhã trabalhava como atendente de telemarketing, no período da tarde como vendedor e a noite cozinhava.

A experiência como cozinheiro foi o que levou Luccas para São Paulo em 2019, no entanto ele teve que retornar por conta da pandemia. Este foi o ponto inicial que transformou a produção de conteúdo para internet de um hobbie em um compromisso. Dessa forma, ele passou a utilizar de atividades cotidianas, como esperar a aprovação do auxílio emergencial, para gerar identificação com seus seguidores e assim ampliar seu público.

O influenciador comenta que sempre soube que a arte era predominante em si mesmo e ainda comenta durante o Pod da Ilha: “a arte me escolheu, eu sempre fui predestinado a ser artista”. Por isso, hoje pode tirar seu sustento dos conteúdos, eventos e parcerias promovidos pela vida nas redes sociais.

Influenciador de baixa renda no Pod da Ilha

O nome artístico Luccas Vuitton, surgiu de uma brincadeira com um carrinho de feira que seria da marca de luxo, Louis Vuitton. A partir disso o nome Vuitton ficou gravado na cabeça no influenciador, que decidiu adotá-lo para si. Ele ainda afirma que se alguém pesquisar o nome Lucas Dias, aparecerão diversos resultados, ao passo que a pesquisa de Luccas Vuitton mostrará apenas a bolsa da marca de luxo e o bauruense.

Além disso, o nome gera uma quebra de expectativa e certo humor ao deparar-se com o perfil do “influenciador de baixa renda”. Visto que Vuitton remete a uma marca de luxo, ao visitar o Instagram de Luccas, os conteúdos serão de uma pessoa que mostra a realidade da maioria dos brasileiros.

O principal objetivo é este, produzir conteúdo sobre, e para, a classe trabalhadora que movimenta o país. Por isso, os posts começaram com um caixa d’água, uma peruca laranja e um roupão. Outra questão importante era a presença da vizinhança, que além de aparecer nos vídeos, sempre serviram de apoio.

Melhores do ano

O sucesso nas redes sociais foi tanto que em 2020 realizou um evento que movimentou toda a cidade e lançou seu nome como influenciador.  O Melhores do Ano foi uma premiação virtual, que contou com cerca de 4 mil votos, na qual os espectadores puderam indicar categorias e os nomes representariam o tema.

Com a grande repercussão, o evento teve uma segunda edição em 2021, só que dessa vez de forma presencial. Simulando as grandes premiações, os eleitos pelas categorias, que ao todo somaram 103 mil votos, eram presentados com troféus temáticos.

Além de seus próprios eventos, Luccas Vuitton também foi convidado especial da Expo Bauru, um evento tradicional da cidade. Quando perguntado sobre o convite ele comenta que a proposta para levar sua alegria e jeito de ser para a ocasião.

Durante sua participação, ele afirma ter recebido todo o acolhimento que sempre esperou. Em outras palavras, foram diversas fotos, comentários positivos e abraços de seus fãs e seguidores.

Cirurgia bariátrica

Depois da participação na Expo, o influenciador teve a certeza que precisava cuidar mais de sua saúde, e proporcionar conteúdos de maior qualidade para aqueles que o acompanhavam.

Ele afirma que sempre teve uma luta contra a obesidade, uma doença que, segundo dados do IBGE de 2020, atinge um a cada quatro adultos no Brasil. Além da saúde física, a estética e saúde mental também foram questões importante para a tomada de decisão. Luccas comenta que já deixou de fazer diversos trabalhos e campanhas por conta da insegurança com a aparência.

De março a outubro de 2021 usou balão intragástrico e emagreceu cerca de 20kg. Este procedimento consiste em inserir, por via endoscópica, um balão no estômago do paciente. Dessa forma, gera uma sensação de saciedade e combinado as atividades físicas, auxilia na perda de peso.

Já em dezembro do mesmo ano realizou a cirurgia bariátrica, que reduz a capacidade do estômago em absorver um número exagerado de calorias. Com isso, já perdeu mais 25kg e continua com a prática de atividades físicas regulares e uma alimentação regrada.

Todo esse processo foi compartilhado com seus seguidores, afim de inspirar pessoas a buscar seus objetivos e também transmitir informações corretas sobre os procedimentos, além de falar sobre suas próprias experiências. 

Mesmo com um pequeno tempo de carreira, o alcance de Luccas Vuitton já é marcante por toda a cidade e região. Por isso, ele afirma durante o Pod da Ilha qe seu maior sonho é continuar expandindo seu alcance e no futuro trabalhar com grandes marcas e ser conhecidos por metrópoles.