Blog Canal da Ilha

Arquitetura, Empreendedorismo, Pod da Ilha

Pod da Ilha: conheça o arquiteto Odilon Pereira

O Canal da Ilha acaba de lançar seu mais novo projeto, o Pod da Ilha, um podcast idealizado e produzido por nossa equipe e que tem o objetivo de apresentar histórias e conectar pessoas.

O que é um podcast?

O podcast é um material produzido por meio de áudio. Este modelo, se assemelha aos programas de rádio, mas não precisa ser veiculado exclusivamente por uma emissora, e pode ser encontrado em plataformas digitais como YouTube e Spotify.  

Além disso, a ideia de construir um podcast consiste em explorar um tema específico ou apresentar uma proposta de conteúdo para seus ouvintes. Por isso, existem diversos formatos, durações e temáticas, como rodas de conversa, ficção e até mesmo programas que visam transmitir informações sobre o que acontece no mundo. Dessa forma, a liberdade que o produto apresenta faz com que cada podcast tenha sua própria identidade, e assim conquiste seu público.

Outra tendência que vem crescendo entre os produtores de podcast é oferece-los também em versão audiovisual. Em outras palavras, além de um bom conteúdo e qualidade de som, diversos podcasts agora também são gravados em vídeo. Isso permite, portanto, que o espectador escolha se irá assistir ao episódio ou apenas ouvi-lo.

Pod da Ilha

No primeiro episódio do Pod da Ilha, lançado em 16 de fevereiro em nosso canal do YouTube, a conversa se inicia com uma simples interrogação: “a pergunta que eu faço para vocês é: quem você levariam para uma ilha?”.

Para inaugurar o podcast, a resposta do anfitrião, Guilherme Ilha, foi receber em nosso estúdio o arquiteto Odilon Santos Pereira, grande nome no cenário bauruense e referência nacional em projetos de arquitetura. Durante toda a conversa, que durou cerca de uma hora, o arquiteto compartilhou suas experiências pessoais, opiniões e até mesmo dicas para os aspirantes na carreira.

Odilon Santos Pereira Arquitetura

Como desde pequeno demonstrava habilidade em desenhos, o interesse pela arquitetura surgiu de forma natural. Graduado no ano de 1999 pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos, FAUS, em Santos, Odilon conta que começou sua carreira em uma construtora voltada para serviços portuários. No entanto, destaca que a área era muito difícil para um recém formado.

Como seu objetivo era ingressar no setor de projetos, mudou-se para Piratininga, uma cidade no interior, próxima a Bauru. No entanto, este começo não foi fácil, relembra: “a gente começou do zero, digo que começamos do negativo, menos que zero”. Porém, mesmo com as dificuldades, continuava cheio de ambições.

Seu objetivo, portanto, era ingressar no setor e começar a ser reconhecido por seus projetos, por isso começou do básico, batendo de porta em porta e entregando cartões de visita impressos em folha sulfite.

Depois de algum tempo recebeu o convite para trabalhar na prefeitura, como secretário de obras. Mesmo sendo um sinal de garantia e segurança, ainda não era o que o arquiteto almejava para sua carreira.

A mudança para Bauru foi a forma de buscar seus objetivos, expandindo seus projetos para uma cidade maior e com mais campo para especializar-se na área de interesse: residências de alto padrão.

Diferenciais

Durante o primeiro episódio do Pod da Ilha o arquiteto também comenta sobre as habilidades e talentos relacionados a arquitetura e a profissão do arquiteto.

Quando perguntado se para ser arquiteto é necessário talento, Odilon também pergunta: “Mas o que é o talento, é desenho ou uma sensibilidade de arquitetura?”. De acordo com ele, a essência da arquitetura é entrar na vida e uma família de forma funcional, afim de ajudar em todos os sentidos e promover a satisfação do cliente, do início ao fim.

O sucesso de um bom escritório também está relacionado com o contato que ele tem com o cliente. O convidado destaca que a etapa de entrevista é essencial. Dessa forma não serão necessárias tantas mudanças, alterações e o projeto assemelha-se o máximo possível com o que o cliente imaginou.

Este será apenas um dos tópicos que Odilon irá abordar em seu curso, que já está em fase de produção. Neste, o objetivo será transmitir informações que possam ser relevantes para arquitetos que desejam se reinventar. Ele ainda adianta uma dica aos recém-formados: seja ousado, tenha coragem, se arrisque.

Arquitetura A

Além da participação no podcast, Arquiteto Odilon tem seu reality show, o Arquitetura A, produzido pelo Canal da Ilha. Publicado no YouTube, os vídeos com cerca de 15 minutos exploram o cotidiano e desafios que os arquitetos encontram em cada projeto.

Além disso, também acompanham o passo-a-passo de projetos arquitetônicos revelando, ao final do episódio, o projeto concluído. Além de Odilon, o reality apresenta outros arquitetos renomados e explora seus projetos de destaque.

O convidado define o programa como a ideia de fazer algo diferente. “No começo as pessoas estranharam, mas a ideia era mostrar, por vídeo, todos os processos de um projeto de arquitetura”, comenta.  Aos poucos as pessoas começaram a gostar e o programa expandiu para o pais todo.

Dessa forma, o alcance nacional proporcionou oportunidades de realizar projetos por todo o país, sempre prezando perla qualidade e eficiência do trabalho.